Rapidinhas do dia 18 de julho de 2023
Emendas pix
São Luiz é um município localizado em Roraima, a cerca de 300 quilômetros de Boa Vista. Segundo o Censo 2022, divulgado no fim de junho, a cidade tem 7.315 habitantes, distribuídos em algumas dezenas de ruas típicas de uma pequena vila. A cidade no interior de Roraima tem baixos índices de desenvolvimento humano. Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o IDH de São Luiz é considerado médio: 0,649. No quesito educação, o índice cai e é considerado ruim: 0,574. Diante desse cenário, a Prefeitura de São Luiz recebeu, no fim de março deste ano, R$ 1,84 milhão diretamente na conta bancária. A transferência feita pelo governo federal foi por meio de um mecanismo que ficou conhecido como “emenda pix”.
Caso Moraes
O casal suspeito de estar envolvido nos atos hostis contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e sua família são esperados para depor à Polícia Federal (PF) às 9h desta terça-feira (18), em Piracicaba (SP). A PF identificou que Roberto e Andreia Mantovani teriam hostilizado o magistrado na última sexta-feira (14), no aeroporto de Roma, na Itália. Moraes foi à Europa para uma palestra no Fórum Internacional de Direito, na Universidade de Siena. No aeroporto da capital italiana, teria sido xingado por brasileiros, e seu filho, inclusive, teria sido agredido fisicamente.
Cúpula Celac-UE
Lula encontra chanceler da Alemanha em último dia da cúpula Celac-UE
A Cúpula da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE), que acontece em Bruxelas, na Bélgica, termina nesta terça-feira (18). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciará o dia, às 3h (de Brasília), com um café da manhã com lideranças progressistas. A partir das 4h30, estará na sessão plenária da cúpula. Às 5h30, terá um encontro com o primeiro-ministro da Suécia, Ulf Kistersson. Às 6h30, terá uma reunião com o chanceler federal da Áustria, Karl Nehammer. Às 8h, acontece sua live semanal, intitulada “Conversa com o Presidente”. A partir das 10h15, estará em uma audiência com a primeira-ministra da Dinamarca, Metter Frederiksen. Em seu último compromisso, às 11h, conversará com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
Acordo de grãos
O chefe do gabinete presidencial da Ucrânia afirmou nesta terça-feira (18) que a retirada da Rússia do acordo de grãos do Mar Negro expôs o objetivo de Moscou de “colocar em risco a vida de 400 milhões de pessoas que dependem das exportações de alimentos ucranianos”. Moscou retirou-se do acordo na segunda-feira (17) devido à condenação generalizada de Kiev e seus aliados, que alertaram que a medida poderia piorar a insegurança alimentar e aumentar os preços. “O mundo deve perceber que o objetivo da Rússia é fome e matar pessoas”, afirmou o conselheiro presidencial ucraniano Andriy Yermak em um post no Telegram. “Eles precisam de ondas de refugiados. É assim que eles querem enfraquecer o Ocidente.”
Brexit
A proporção de britânicos que dizem que o Brexit foi um erro atingiu um novo recorde neste mês, mostrou uma pesquisa da YouGov nesta terça-feira (18). Com poucos benefícios econômicos como resultado da votação de junho de 2016 para deixar a União Europeia, 57% dos britânicos disseram que a decisão de deixar o bloco em 2016 foi errada, em comparação com 32% que achavam que a decisão estava correta. Mais da metade (55%) disseram que votariam para voltar à UE, contra 31% que disseram que prefeririam ficar de fora se um referendo fosse realizado hoje. A YouGov disse que os resultados marcaram uma “mudança moderada” em relação a janeiro de 2021, quando 49% diziam que votariam para voltar à UE e 37% ficariam de fora.