PIAUÍ: Eletrobras prevê reajuste na conta de energia a partir de agosto
Pode vir aumento na tarifa da conta de energia do Piauí a partir de agosto. A previsão é do novo Diretor-presidente da Eletrobras no Piauí, Marcelino da Cunha, com base na revisão de custos relacionados aos gastos operacionais, feito pela Agência nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Segundo Marcelino, a agência reguladora está finalizando o estudo do reajuste tarifário. Ele explica que a cada quatro anos, a Aneel faz a revisão dos custos relacionados aos gastos operacionais, que refletem no valor da tarifa. “No ano passado, houve redução de 8,5%, mas este ano não é de revisão, é de reajuste. Então, provavelmente, haverá repasse para a tarifa”, adianta o diretor-presidente.
Para ele, uma forma de conseguir a redução da tarifa era reduzindo o percentual de perdas de energia elétrica produzida, a exemplo das ligações clandestinas. “Uma distribuidora não deveria gastar tanto para reduzir furto. Eu conto com a sociedade para que denuncie, porque essas pessoas que furtam energia estão piorando o sistema de abastecimento”, disse Marcelino.