Realizada em Esperantina a I Caminhada das Virtudes
No ultimo domingo, 17/07, foi realizada em Esperantina a I Caminhada das Virtudes. Cerca de 34 pessoas, entre eles jovens, adultos e idosos, percorreram cerca de 18 km. A Caminhada teve início as 6:30 saindo da frente da Igreja Matiz indo até a comunidade Mocós e Terra Preta tendo a concentração sido nas margens do rio Longá.
“A Caminhada das Virtudes é uma iniciativa da sociedade civil visando despertar o debate e a prática das virtudes no seio da comunidade, especialmente na juventude. O percurso apesar de longo se deu dentro de um ambiente rural com muita beleza que estimulou a contemplação da vida campestre, as virtudes e os vícios que movem a sociedade atual. O esforço físico apesar ser dentro dos limites foi suficiente para nos lembrar da condição humana de fragilidade e superação. A relação corpo cansado e espiritualidade fomentou reflexões e debates significativos apontando para a capacidade do ser humano superar seus limites e temores. Não se pode medir o crescimento e fortalecimento físico-espiritual que os caminhantes tiveram, mas se pode afirmar que saíram mais fortes”, disse Arimatéia Dantas um dos organizadores do evento.
Foram realizadas algumas paradas com reflexões de algumas virtudes vividas naqueles momentos. Destacou- se solidariedade, coragem, superação.
Depois de caminhar 15km o grupo chegou as margens do rio Longá por volta das 12h30. Relaxaram banhando e refrescando o corpo, especialmente os pés.
Com os corpos revitalizados pelo banho, sede saciada e alimentados com laranjas e bananas houve reflexão coletiva sobre as virtudes. Solidariedade, empatia, autoconfiança, desapego, gentileza, compaixão, honestidade, humildade, foram algumas delas.
O relato dos caminhantes foram ricos tendo em comum a superação do desafio. Muitos achavam que não conseguiriam. Neste sentido a caminhada estimulou a autoconfiança. Esta superação teve a participação de todos onde uns animavam os cansados e os fortes motivavam os mais debilitados sendo que todos chegaram ao final vivenciando os efeitos da solidariedade.
A atividade final se deu com almoço na comunidade Mocos na residência da sra. Elvira. O regresso foi de carro.
Os organizadores Daniel Acelino, Joselia Silva, Arimateia Dantas e Luana Assunção avaliaram o resultado como positivo e darão continuidade ao movimento construindo o que chamam de ERA DAS VIRTUDES.
Em breve será lançado um DVD com documentário da caminhada.
Mais informações no facebook do Arimateia Dantas:
A Caminhada das Virtudes é um desafio para o caminho interior e aprimoramento das ações que podem assegurar um futuro mais digno para a humanidade.