Bons tempos de Esperantina – Especial 12 anos do PORTALESP
Este mês o PORTALESP completa 12 anos. E para relembrar uma das nossas matérias mais acessadas. 36.564 acessos.
Hoje temos poucas coisas boa pra fazer, mas Esperantina já teve seus bons momentos. E mais uma vez listamos algumas das boas recordações de nossa cidade. Lembrou de mais alguma, deixe seu comentário.
- Já comeu uma “bomba” da Dona Conôica (hoje vende suas bombas no céu)?
- E as madrugadas regadas com panelada na Toca do Coelho na Av. Petrônio Portela?
- Não tinha rede social, pra ninguém ficar ofendendo e nem defendendo ninguém.
- E o Bar Lá Em Casa?
- E as matinês dos festejos à tarde no Clube Recreativo Princesa do Longá.
- Quem lembra dos pirulitos de rapadura nas novenas dos festejos de Janeiro e Setembro.
- Lembra das férias de Julho a tarde na Praça Leônidas Melo!
- Lembra da feirinha às sextas a noite na praça da biblioteca com música ao vivo.
- E os banhos na beira-rio aos domingos, era lotação.
- O famoso Pirão da parida e o Cio da Terra ao lado do Rio Longá.
- As peladas de final de tarde no campo do mangueirão na Av. Petrônio Portela.
- O reversamento aos domingos do clube “Chefão” e o clube “Bom Clima”.
- As missas aos domingos e após as famílias passeando na praça Leônidas Melo.
- O point dos jovens esperantinenses o Elite Bar.
- Os torneios de futsal na quadra Noeme Lages e quadra da polícia.
- O pôr do sol na ponte do Rio Longá.
- Os jogos de domingo a tarde no saudoso estádio de futebol Pedro Portela, onde o atrativo era chupar “dimdim”.
- As peladas do famoso campo da Binga no lago.
- Fundação da primeira rádio local AM Voz do Longá em 1988.
- As paradas de ônibus intermunicipal que era no mercado municipal.
- Quem lembra do único cinema que Esperantina teve, Chico Manduca no antigo prédio da Prefeitura.
- E o mais importante de tudo, podíamos ficar até altas horas conversando na porta de casa, sem o perigo da violência que hoje nos prende dentro de nossas casas.
Quem não lembra!! bom demais, só saudades.
Emocionante lembrar Isso tudo!!
Moro em São Paulo, faz 14 anos mas o que mas gostava era das novenas de janeiro e setembro nos festejos e logo depois os passeios na praça, ,,,, oh saudades.
tempo bom de mais
Após a missa, os jovens passeavam na praça da matriz, rapazes num sentido, moças em outro, ai rolava a paquera.
Moro no Acre há 37 anos, mas nunca me esqueci dos quitutes da Nanuca, pamonha e S e R . Tudo de bom.
E do festival junino lá na avenida com a Retiro dos Ciganos sendo sempre a principal atração… As Micarinas antigas… Sem falar na missa do festejo de manha depois daquela procissão belíssima e grande, e o sorvete da sorveteria DELI…
Tempos bons…tenho muita saudades daquela época e dos amigos, hoje todos casados e casadas…Sou de Teresina, mais fiz muitas amizades em Esperantina. Um abraço a todos
Que saudades…. tinha os domingos, praça lotada. Sorveteria DELI ou na SKINA DRINKS, depois festa no clube do forró. Ow tempos maravilhosos, nas barraquinhas de palha na praça nos festejos.
E a festa da mais bela Normalista? Era muito bom!
E as festas da Associação Artística….e os piqueniques no bebedouro.
é só lembrança mesmo, por que hoje não podemos mais desfrutar nem da porta das nossas casas, onde os vândalos estão soltos atacando todo povo esperantinense, lembro-me que voltava da aula 11 horas da noite e não acontecia nada, íamos pra festa um grupo de garotas todas de 15, 16 anos e quando voltávamos se podia ter tranquilidade, comer panelada no mercado de madrugada, enfim era tudo muito bom. ACABOU TEMPO BOM.!!!
lembro de muita coisa boa dessa minha Cidade…
festas no Bom clima…festejos tranquilos,,,muita alegria e tranquilidade
Hoje, nossos filhos não podem mais desfrutar da infância que tivemos. Quem lembra da banca do Zezinho ? Da venda de dindim na Praça Leônidas Melo ? E dos passeios e corridas de bicicleta caloicross e BMX ? Hoje, Esperantina alimenta uma juventude ociosa, sem praticamente nada para fazer. Nem sequer tem uma banca de revista na cidade !
estou emocionada com tanta recordação…………….eu sou desse tempo do bom clima,do elite bar,dos matinal………..e naquele tempo agente só beijava na boca……….estou em completa nostalgia………………..
Quem nao lembra da panelada da Sra Maria Rodrigues…
Esperantina era bem melhor e bem mais calma antes de hospedar certos inquilinos como por exemplo o Diabolia,Assombreria,e muitos outros forasteiros que nao e bom nem falar os nomes.
QUE SAUDADE MORO EM BRASILIA HA 25 ANOS TODO ANO VIAJO P ESPERANTINA E VEJO A DIFERENÇA OS JOVEM N TEM UM LUGAR BOM P SAIR E UMA PENA,…
Não moro mais em Esperantina, mais me lembro da encenação da paixão de cristo que hj em dia não tem mais, dos festivais juninos entre a quadrilha mexeu mexeu e a retiro dos ciganos hj em dia os jovens não tem nada pra fazer… Tempos bons aqueles
verdade lembro de tudo isso
E dos bailes do clube Associação Artística Esperantinense,conhecido como o clube do Romão.Eram maravilhoso.
Que saudade desse tempo;;meu nome;;;muito anos morando entre macapa e são paulo;;tenho saudade de um tempo q era só paz;;vejo q esperantina daquele tempo,,não existe mais..o mais triste foi nossa população ter q engolir a instalação desse presídio ,,que só contribui com a violência ;;e nada de bom para nossa gente;;
Meu nome;;RONE ROBERTO,,SABENDO Q AINDA TENHO FAMILIA AI;;fico com muito medo,por tanta informação triste ;;q acontece na minha querida esperantina;;
Q pena q não podemos voltar ao passado;;tem muita gente tentando acapar com nossa história ;;já acabaram com uma boa parte;;ELITE BAR,,BAR LÁ EM CASA,PANELADA,PIRULITO, DESFILE 07 DE SETEMBRO,BOM CLIMA,BANHO BAR,PIQUENIQUES NA BARREIRA BRANCA,AVENIDA PETRÔNIO PORTELA,E etc;muitas lembranças,,só mi traz saudades .
eita recordações maravilhosa , na praça da biblioteca tinha espaço para brincar, banho no lava carro no rio longar,toca da raposa,o treile do neto do begê onde fica o comercial carvalho era só musica internacional, rua da independência era bom de mais muita quadrinha e brincadeiras hoje não existe mais e as festa na paroquia casa são vicente.
A soverteria Deli do nosso amigo Dila.