REFLEXÃO: A volta por cima
“O sucesso é alcançado e conservado por aqueles que não deixam de tentar.” Marcio Kühne
Certa moça abandonou o sonho de escrever romances para estudar algo mais prático. Ainda assim, acabou como mãe solteira desempregada, “o mais pobre que é possível ser na Grã-Bretanha moderna sem virar sem-teto”, afirmou ela. Mas, durante o pior período, percebeu que ainda tinha uma filha maravilhosa, uma velha máquina de escrever e uma ideia que se tornaria a base para reconstruir sua vida. Você ja ouviu falar em Harry Potter, não?
“Talvez vocês nunca fracassem como fracassei”, disse a escritora J. K. Rowling em Harvard à turma que se formava em junho de 2008. “Mas é impossível viver sem fracassar em algo, a menos que se viva com tanta cautela a ponto de nem sequer viver de verdade e, aí, o fracasso é óbvio. Você nunca se conhecerá de verdade, nem saberá a força dos relacionamentos até que sejam postos à prova pela adversidade. Esse conhecimento é um verdadeiro dom, pois é conquistado com a dor, e para mim vale mais do que os títulos que ja recebi.”
“Nos dias de hoje”, afirmou Joe Kita, “muitas pessoas têm experimentado o fracasso pela primeira vez. Mas, na amargura que acompanha a adversidade, há lições que vale a pena saborear; e, se olharmos com atenção, há também doces oportunid ades. Às vezes a vida nos lança uma bola nas costas, nos dá um abacaxi para descascar, nos obriga a andar em círculos. Mas saber lidar com o fracasso pode ser o primeiro passo rumo ao sucesso, o início da volta por cima.”
Lembre-se: Uma vida recheada de problemas, ainda é melhor que uma vida vazia, porque os problemas nos fortalecem.