Relatório da campanha de vacinação contra febre aftosa em Esperantina

Nesta segunda-feira, dia 16 de janeiro de 2012, a Médica Veterinária Oficial, Drª Fábia Rocha Castro Rêgo, responsável pela Unidade Veterinária Local de Esperantina, enviou para a Unidade Central da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí, o relatório final da Segunda Etapa de Vacinação contra Febre Aftosa / 2011, do município de Esperantina e municípios jurisdicionados da Unidade Local.

 

O Município de Esperantina atingiu o índice de 97,67% de vacinação. Dos 11.433 bovinos cadastrados, apenas 266 ficaram sem vacinar dentro do prazo legal estabelecido pela ADAPI. Os municípios de Batalha, Matias Olímpio, Morro do Chapéu do Piauí e São João do Arraial atingiram respectivamente os índices de 92,10%, 99,40%, 99,45% e 94,18%.  Todos os inadimplentes serão autuados e obrigados a realizar a vacinação contra Febre Aftosa a fim de se obter 100% de vacinação na pós-campanha. O valor da multa vai de R$ 852,00 a R$ 3763,71.

 

A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa, causada por um vírus, que afeta animais biungulados, principalmente bovinos, caprinos, ovinos, suínos e bubalinos (búfalos) e se caracteriza por Febre Alta e vesículas que evoluem para erosões (aftas) na boca, narinas, focinho, patas ou tetas.

 

Na próxima semana será divulgado o relatório final do Estado. Atualmente o Piauí está classificado como Médio Risco para Febre Aftosa e ainda este ano espera alcançar o estatus de Livre de Aftosa com vacinação.

 

1 comentário
  1. Anônimo diz

    Era de se esperar tal porcentagem em virtude do grande esforço e trabalho realizado por essa brilhante profissional. Meus parabéns pelo trabalho realizado Doutora.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.