Remédios para osteoporose e contraceptivos serão grátis na Farmácia Popular
O programa Farmácia Popular passará a oferecer medicamentos para o tratamento de osteoporose e anticoncepcionais de forma gratuita.
O que aconteceu
Mulheres terão acesso gratuito a remédios de osteoporose e contraceptivos. Os medicamentos eram oferecidos pelo Farmácia Popular com até 50% de desconto.
Já beneficiários do Bolsa Família poderão retirar sem qualquer custo um dos 40 remédios disponíveis no Farmácia Popular. Antes da mudança, o rol de gratuidade incluía medicamentos contra diabetes, asma e hipertensão, mas era oferecido desconto apenas para remédios contra dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas.
Mais de 5 milhões de mulheres e 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família serão beneficiados com a medida, informou o Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde também anunciou uma medida para facilitar o acesso da população indígena aldeada ao programa Farmácia Popular. Será nomeado um representante de comunidade para retirar os medicamentos indicados, evitando o deslocamento da população. Um projeto-piloto começará no território Yanomami, em Roraima.
Também será liberado o credenciamento de novas farmácias ao programa. A expectativa é de que o Farmácia Popular chegue a 5.207 municípios até o fim do ano, o equivalente a 93% do território nacional.
O Farmácia Popular foi criado no primeiro governo Lula, em 2004, e foi relançado hoje.