Rio Longá deve ultrapassar cota de inundação a qualquer momento em Esperantina, diz CPRM
Após as chuvas que há semanas atingem várias regiões do Piauí continuam elevando o nível d’água em rios que cortam as cidades no norte do estado.
Os volumes precipitados nas últimas 08h fez mudar a situação hidrológica de dois rios nas cidades de Barras e Esperantina, respectivamente: Marathaoan e Longá, é o que mostra o boletim da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgado na manhã desta quarta-feira (23).
O Marathaoan que vinha em recessão lenta voltou a subir e o Longá teve sua elevação acelerada. Com essa elevação acelerada do Longá existe possibilidade de a cota de inundação ser atingida nas próximas horas na cidade de Esperantina. No boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba a expectativa é que o nível dos afluentes continue subindo nas próximas horas.
Em Esperantina, a cota atual na estação é de 7,24 m, 16 cm abaixo da cota de inundação (7,40 m), portanto em cota de alerta, devendo nas próximas 8 horas continuar com processo de elevação e chegar a valores em torno de 7,43 m, 3 cm acima da cota de inundação.
Em Barras o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,03 m, 17 cm abaixo da cota de inundação (4,20 m), sendo prevista pequena redução do nível nas próximas 8 horas, caso não ocorram precipitações no intervalo dessa previsão, para valores em torno de 4,06 m, ficando abaixo da cota de inundação 14 cm.
O rio Longá encontra-se em cota de alerta juntamente com os rios Marathaoan e Parnaíba nas cidades de Esperantina, Barras e Luzilândia, respectivamente. Mas devido às chuvas ocorridas nas últimas horas existe a possibilidade da cota de inundação ser atingida na cidade de Esperantina pelo rio Longá nas próximas horas. Com isso, foi solicitado que os órgãos competentes se mantenham em alerta quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.