Roços geram renda para famílias de São João do Arraial durante a Semana Santa
Por Christianne Melo
Com a proximidade da Semana Santa, inicia-se em São João do Arraial o período de mutirão dos roços.
A tradição dos roços, além de melhorar o aspecto visual das ruas e avenidas do município, gera emprego e renda às famílias, proporcionando uma semana santa mais tranqüila.
“Com o dinheiro a gente pode comprar o peixe, o macarrão… e passa uma semana santa mais tranquila. Não é só com o dinheiro que o Prefeito ajuda não, é com o trabalho também”, afirma o senhor Edson do Nascimento Mouta, que participa da tradição dos roços desde o início da gestão.
“A prefeitura poderia sim contratar uma única equipe para fazer todo o serviço do roço. Mas dessa forma, só quem receberia pelo serviço seria essa equipe reduzida. Não aconteceria a distribuição de renda. E com os roços distribuídos nas próprias comunidades, conseguimos beneficiar muitas famílias, distribuir a renda e gerar trabalho, mesmo que temporário. Essa forma de distribuição de trabalho e renda já foi absorvida pelas pessoas. Elas esperam por esse período porque sabem que vai ser uma renda a mais”, explica o secretário municipal de infra-estrutura, Ivando Damaceno.
Em 2010, o investimento do município com os trabalhadores nos roços foi de 20 Mil Reais. Este ano, o investimento total chega a quase R$ 65 Mil Reais, beneficiando cerca de 1.500 trabalhadores, pais e mães de famílias.