Secretaria da Agricultura Familiar lança o PAA Leite no Território dos Cocais
A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) lançou esta semana o PAA Leite em São João do Arraial, beneficiando mais de três mil famílias de 16 municípios na região dos Cocais.
Durante a solenidade, a secretária Rejane Tavares ressaltou que o programa volta a ser implementado com o objetivo de atender famílias em situação de vulnerabilidade. “O PAA Leite retorna ao Piauí após 10 anos. Muitas pessoas que já receberam esse leite agora podem ajudar outras gerações. A entrega garante a proteína, o cálcio para os idosos e os nutrientes essenciais para as crianças em fase de crescimento,” destacou Rejane.
O leite será destinado ao consumo de três grupos específicos: gestantes, mães de crianças na primeira infância e pessoas idosas. O território dos Cocais é o quarto a ser atendido pelo programa, que já beneficia as regiões dos Carnaubais, Entre Rios e Planície Litorânea. Os municípios contemplados incluem Barras, Batalha, Brasileira, Campo Largo, Joca Marques, Joaquim Pires, Lagoa de São Francisco, Luzilândia, Madeiro, Matias Olímpio, Milton Brandão, Nossa Senhora, Piracuruca, Porto, São José do Divino e São João do Arraial.
O PAA Leite, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Piauí e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), compra leite de pequenos e médios produtores para distribuir a famílias em situação de vulnerabilidade social. O leite é coletado pelos laticínios que realizam o processo de pasteurização e é entregue a famílias selecionadas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) nos municípios.
Na primeira etapa, o programa atenderá municípios com baixos índices de IDH nos Territórios Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Planície Litorânea. Famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico) serão beneficiadas, além de cerca de 150 produtores de leite da região norte do Piauí.