Secretário de Justiça faz balanço e diz que 06 tentativas de fuga foram evitadas no feriado

O secretário de Justiça do Piauí, coronel Carlos Augusto, fez um balanço da operação especial montada pela pasta nos presídios estaduais durante o feriadão de Semana Santa e Tiradentes. De acordo com o gestor, cerca de seis tentativas de fuga foram evitadas nas unidades prisionais do Estado. O gestor afirmou que a implementação de classificação de risco e de presos no Estado deverá mudar o sistema, dando mais segurança.

O secretário atribuiu a ociosidade dos detentos nos feriados as tentativas de fuga. 

“Nos feriados não tem sala de aula e nem tem oficina de trabalho, nos feriados as pessoas que trabalham nas equipes multidisciplinares elas vão descansar com as suas famílias, e nós policiais ficamos de plantão, como é de costume. Mas é um trabalho que nós temos feito com muita eficiência. Todos os gerentes de unidade, todos os policiais penais, nós conseguimos abortar várias fugas, isso é rotina no nosso sistema, essas tentativas de fugas, é rotina. No feriado nós tivemos umas 5, 6 tentativas, e seguimos com essa mesma rotina nas unidades, seguindo o que foi determinado pelo governador de fazer a transformação do sistema de cumprimento de pena”, afirmou. 

Carlos Augusto valorizou também as mudanças que serão implementadas em 2026 com a inauguração da nova prisão de segurança máxima. 

“Nós temos uma polícia penal preparada, nós temos uma operação que nós desencadeamos sempre nos feriados, a gente está de plantão, a gente tem uma superlotação nas penitenciárias, nós tratamos de forma bem transparente com a sociedade, nós temos ainda um déficit muito grande de vagas em que pese todo o esforço do governador Rafael Fonteles da nossa gestão, de abrir vagas, de ampliar as nossas unidades, de levar o trabalho e o estudo para tirar as pessoas, principalmente durante o dia, então há toda essa rotina, a partir do próximo ano vamos revolucionar o sistema prisional com a classificação de risco que será fundamental para a segurança nas unidades”, finalizou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.