Secretário de Meio Ambiente de Esperantina faz balanço de sua gestão

Elias Junior
Elias Junior

Pelo o quarto ano consecutivo a Secretaria de Meio Ambiente prossegue com o projeto de arborização na zona urbana e rural do município de Esperantina, onde avenidas, praças e escolas além de outros logradouros públicos já receberam plantio. Cerca de 3.000 mudas de árvores nativas já foram plantadas e doadas na gestão do prefeito Francisco Antônio.

 

Questionado pelo o Portal ESP quanto a retirada das árvores da Praça Diógenes Rebêlo, o secretário Elias Junior informa que era favorável a manutenção das árvores naquele logradouro por tratar-se de uma das poucas praças existentes na sede do município. Mas devido a pressa na conclusão da reforma e ampliação da biblioteca as árvores foram retirada mesmo sem o consentimento da sua secretaria (o concreto venceu o verde). Mas ele acrescenta que dado ao acontecimento fará um compromisso com a secretaria de educação para fazer o replantio do dobro de árvores naquela praça.

 

Quanto à criticas feitas ao seu trabalho a frente da pasta Elias Junior disse: “Nós somos pioneiros na defesa do meio ambiente em Esperantina, em 1983 iniciamos o trabalho de forma voluntária com limpeza nas margens do Rio Longá e palestras de conscientização nas escolas, hoje estamos assumindo uma responsabilidade maior e instituindo a primeira secretaria turismo e meio ambiente de nosso município que sempre foi abandonado na área ambiental. O acúmulo de problemas devido a falta de ações de governos anteriores torna impossível resolver-los todos em uma só gestão. O prefeito Chico Antonio já deu um grande passo em primeiro lugar criando o departamento de meio ambiente e agora em janeiro nomeando-me como secretário para que possamos ampliar as nossas ações e criar um conselho municipal de Meio Ambiente através do qual se terá uma legislação a ser cumprida para evitar ações que prejudiquem o nosso meio ambiente”.

 

O secretário falou sobre as reações da população quanto a retirada das árvores. “É legítimo e até fico feliz em saber que outras pessoas estão se manifestando com relação a esta causa, eu só peço que elas tratem do assunto de forma consciente e não usem o acontecimento para fazer politicagem ou ofensas pessoais. E convido a todos aquele que se dizem preocupados com o meio ambiente que venham nos ajudar pois a luta é muito grande para darmos conta sozinho. É preciso que cada um faça a sua parte”.

 

Arborização realizada pela a Secretaria:

* Jardim da Boa Esperança

* Quadra Noêmia Lages

* Av. Bernardo Bezerra

* Av. Juarez Tavóra

* Av. Petrônio Portela

* Av. do Cais

* Ginásio Nogueirão

* Praça Diógenes Rebêlo

* Praça da Beira Rio

* Cemitério São João Batista

* Escolas da Zona Urbana e

* Localidades

Lagoa Seca

Sítio do Alegre

Chapadinha

Bomfim

Amargosa

* Cachoeira do Urubu

1 comentário
  1. Anônimo diz

    João Filho – Quero agradecer a doação das mudas através da Secretaria de Meio Ambiente de Teresina. Vale ressaltar que eles possuem uma grande estrutura para produção de mudas, só assim Teresina poderá manter o título de Cidade Verde. Obrigado ao secretário Deocleciano Dantas e toda sua equipe, que nos atenderam prontamente.

    Elias Júnior

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.