Secretário Francisco Santana presta contas das ações da saúde municipal

Em entrevista à rádio Esperantina FM, nesta quinta-feira 9, o secretário municipal de saúde de Esperantina, Francisco Machado Santana, falou das ações de saúde durante sua gestão à frente da Pasta.

 

O Secretário fez um comparativo entre as ações realizadas na gestão anterior e a nova situação, na gestão do prefeito Chico Antonio e disse que os avanços obtidos foram frutos do empenho da equipe de técnicos que hoje estão contratados para o município, mas também da iniciativa e do comando do prefeito.

 

Destacou a ampliação do Programa Saúde na Família – PSF que agora atende a mais pessoas além dos vários serviços que foram colocados à disposição da população.

 

“Em 2009, quando assumimos a Prefeitura, nós tínhamos apenas 3 equipes do PSF funcionando realmente com profissionais médicos, hoje, temos 11 equipes trabalhando e já estamos finalizando a implantação de mais duas equipes, quando inauguraremos o PSF do centro da Cidade” avaliou.

 

De acordo com Francisco Santana, a dispensação de medicamento para a população, também foi ampliada, saltando de um investimento de pouco mais de 53 mil reais, registrado em 2009 para mais de 297 mil agora em 2011. Do mesmo modo como os serviços que agora estão disponíveis para a população.

 

“Temos hoje mais serviços que foram instalados, como a fisioterapia que vem tratando e reabilitando muitas pessoas, tanto que já autorizamos o funcionamento de um segundo turno para equipe, pois em apenas um turno não é mais suficiente para a demanda atual” afirmou.

 

Além de informar sobre reforma de postos de saúde e do novo serviço de atendimento psicossocial, com a inauguração no CAPS 1, no próximo dia 16, o Secretário apresentou números de atendimentos que mostram capacidade de atendimento da equipe de saúde da Cidade.

 

“As pessoas só precisam acompanhar o raciocínio e entender que tudo isso funciona como um sistema nas diferentes modalidades de atendimento. Por exemplo: só em janeiro, tivemos 2.300 atendimentos médicos, 2.322 atendimentos de enfermagem, mais de 200 atendimentos psicológicos e nosso laboratório garantiu 1.016 exames com resultados já entregues para os pacientes, então quem precisou de consulta, quem precisou de exames, quem precisou ir para Teresina, oferecemos a viagem de carro e o acompanhamento na Capital” afirmou.

 

Ao final da entrevista, o Secretário enfatizou a importância e a qualidade da equipe técnica que hoje trabalham na cidade, que muitos são filhos de Esperantina que estudaram fora e agora honra esta gestão vindo trabalhar na própria cidade. Agradeceu as parcerias, como a parceria com a Obra Kolping e a Associação Paulistana de Saúde Solidária Social, que nesses dias estão realizando o mutirão do olho, consultando cerca de 5 mil pessoas.

 

1 comentário
  1. Custodio Junior diz

    Seu secretario vc nao vai chamar os fisioterapeutas nao…pois ate o momento estamos esperando, so chamam os outros e os fisioterapeutas..pois sabemos q o esperantina precisa..seria bom chamar e nao manter os serviços p´restados

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.