Sobre os felizes e os infelizes!

Reflexão

Existem pessoas admiráveis andando em passos firmes sobre esse chão de meu Deus. Grandes homens, grandes mulheres, sujeitos exemplares que superam toda a falta de esperança. Tenho a sorte de conhecer vários deles, de ter muitos como amigos e costumo observar suas ações.

De tanto observar, consegui descobrir alguns pontos em comum entre todos e o que mais me impressiona meus amigos, é que são felizes. Vivem um dia após o outro desfrutando de uma alegria genuína, leve, discreta, plantada na alma como uma árvore de raízes que força nenhuma consegue arrancar.

Dos felizes que conheço, nenhum leva uma vida perfeita. Não são famosos. Nenhum é milionário, alguns vivem com muito pouco, inclusive. Nenhum tem saúde impecável, ou uma família sem problemas. Todos enfrentam e enfrentaram dissabores de várias ordens. Mas continuam discretamente felizes.

O primeiro hábito que eles têm em comum é a generosidade. Mais que isso: eles têm prazer em ajudar, dividir, doar sem pedir algo em troca.Os felizes costumam oferecer ajuda antes que se peça. Ficam inquietos com a dor do outro. Mas eu também observo os infelizes e já fiz a contraprova: eles costumam ser egoístas. Negam qualquer pequeno favor. Reagem com irritação ao mínimo pedido. Quando fazem, não perdem a oportunidade de relembrar, quase cobram medalhas e passam o recibo. Se fazem uma bondade qualquer, calculam o benefício próprio e seguem assim, infelizes. Cada vez mais.

O segundo hábito notável dos felizes é a capacidade de explodir de alegria com o êxito dos outros. Os felizes vibram tanto com o sorriso alheio que parece um contágio. Eles costumam dizer: estou tão contente como se fosse comigo. O terceiro hábito dos felizes é saber aceitar. Principalmente aceitar o outro, com todas as suas imperfeições.

Ainda não sou um dos felizes, mas sigo tentando. Sigo buscando aprender com eles a acender a luz genuína e perene de alegria na alma. Sigamos os felizes, pois eles sabem o caminho…

Autora: Socorro Acioli – Escritora

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.