Suspeito de realizar estelionatos milionários em Esperantina é preso no Amazonas
Na tarde desta segunda-feira (11/02) foi preso em Manaus, Laércio Araújo de Sousa, suspeito de realizar estelionatos milionários na cidade de Esperantina. Ele era o proprietário da empresa Esperantina Prêmios, que segundo a Polícia Civil do Piauí, era utilizada para aplicar fraudes.
No ano de 2015, centenas de vítimas registraram boletins de ocorrência noticiando serem vítimas do crime de estelionato na modalidade conhecida como compra premiada. De acordo com o delegado Leonardo Alexandre, responsável pelas investigações, a empresa era especialista em dar golpes.
“Era uma empresa de consórcio de motos, mas com a modalidade específica de compra premiada. Não é um consórcio comum, convencional, legal. Funciona como uma fraude, as pessoas que são contempladas recebem o bem e saem do grupo. Mas, é fundamental que haja reposição porque se não houver o grupo não vai ter como pagar a moto para cada contratante”, informou o delegado..
O suspeito foi preso em Manaus pela 17° DIP da Polícia Civil do Amazonas em uma operação que contou com o apoio do Laboratório de inteligência cibernética do Ministério da Justiça. Laércio encontrava-se foragido da comarca de Esperantina. O inquérito foi relatado e enviado à justiça local ainda em janeiro de 2019.
“Os prejuízos são avaliados em milhões de reais. Não calculamos a quantidade de pessoas, porque fica a cargo do Pode Judiciário para efetivar a certeza do montante”, afirmou o delegado Leonardo Alexandre ao OitoMeia.
O suspeito deverá ser transferido para o Sistema Penitenciário do Piauí, onde aguardará por julgamento.
Fonte: OitoMeia