TCE-PI vai divulgar lista de fichas-sujas em junho
RELAÇÃO SERVE COMO BASE PARA O TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL BARRAREM CANDIDATURAS.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), conselheiro Olavo Rebelo, disse nesta sexta-feira (27) que a lista de políticos com a ficha-suja no órgão será divulgada no máximo até o mês de junho, como costuma ocorrer. Segundo ele, é preciso esperar até lá para “pegar as pessoas” [políticos] bem próximo das eleições.
“Nós temos um prazo até o mês de junho para encaminhar [a relação] e não podemos mandar com tanta antecipação porque tem que pegar as pessoas até próximo à eleição. Então até junho nós iremos fazer como de costume”, informou.
A relação de gestores e ex-gestores públicos com contas reprovadas pelo colegiado de conselheiros, os considerados fichas-sujas no âmbito do TCE, é usada como base por órgãos como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e o próprio Ministério Público Eleitoral (MPE) para barrar candidaturas. Além disso, a população fica sabendo quem são os “sujos”..
A lista traz nomes cujas contas foram reprovadas nos últimos anos e o processo transitou em julgado no TCE. Além disso, apresenta políticos com pendências relativas às administrações municipais que tiveram contas julgadas e reprovadas pelas Câmaras Municipais.