Tem início período de restrição à pesca no Piauí
A piracema é o período em que diversas espécies de peixes buscam locais para reprodução e alimentação. Durante esse ciclo de reprodução, os peixes se agrupam em cardumes e enfrentam as correntezas para garantir a perpetuação da espécie.
Por isso, a pesca esportiva e comercial pode comprometer o ciclo reprodutivo desses animais e afetar o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. A proibição iniciou na primeira semana de novembro e vai até o dia 16 de março de 2025.
O auditor fiscal da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMARH-PI), Renato Nogueira, contou sobre as proibições nesse período.
“Resumidamente, é proibido qualquer tipo de pesca com rede de arrasto, com tarrafas e é permitido apenas voce pescar com a vara, molinete ou linha de mão e anzol. Também não é permitido pescar a uma distância de 1,5km das barragens, de cachoeiras ou corredeiras. Isso não é permitido de forma alguma”, explicou.
Além da pesca comercial, a pesca esportiva na modalidade “pesque e solte” pode ser realizada, desde que o pescador possua licença e não utilize iscas com fisgas.
Quanto a subsistência dos pescadores, o auditor contou que existem medidas educativas e assistencialistas do governo quanto a essa atividade.
“Já começamos no dia 18, com uma campanha educativa, distribuindo panfletos em alguns locais aqui em Teresina, especificamente na região do Encontro dos Rios para dar início oficialmente a essa campanha. Os pescadores recebem auxílio pesca, pago pelo Governo Federal e durante esse período, eles podem pescar até 5kg de peixe para tentar manter o seu sustento”, relata o auditor.