Teresina está entre as 50 cidades mais perigosas do mundo
A América do Sul e Central dominam uma lista das cidades mais violentas do planeta, com os Estados Unidos e a África do Sul também aparecendo.
Los Cabos, no México, foi nomeada a cidade mais violenta do mundo segundo um novo relatório, com Caracas, na Venezuela, e Acapulco, em segundo e terceiro. Das 50 principais cidades, 42 delas estão na América do Sul.
Nos Estados Unidos, as cidades de St Louis, Baltimore, Nova Orleans e Detroit também fizeram parte da lista, com a Cidade do Cabo, Durban e a Baía de Nelson Mandela, da África do Sul , aparecendo no top 50.
Jamaica, Honduras, Porto Rico, Colômbia, El Salvador e Guatemala também participaram.
O Brasil foi o país que apresentou o maior número de vezes, com 17 cidades na lista, seguido por México, Venezuela e Estados Unidos.
A lista foi cumprida pelo grupo de reflexão anti-violência mexicano Seguridad, Justicia Y Paz (Segurança, Justiça e Paz) e classifica cada cidade de acordo com a taxa de homicídios por 100.000 habitantes.
No caso de St. Louis, os pesquisadores descobriram que, em 2017, havia 205 assassinatos de uma população de 300.000 habitantes, com uma taxa de homicídios de 65,83 por 100.000 pessoas, ocupando a 13ª posição. A violência no estado do Missouri tem estado borbulhando desde os distúrbios de Ferguson em 2014 e 2015.
Os autores descobriram que, em comparação com 2016, houve uma queda acentuada na violência em Honduras, com suas duas únicas cidades na lista caindo do terceiro e quarto para o 26º e 35º, respectivamente.