UFPI lança ‘vestibular’ com 4 mil vagas para 17 cursos superiores à distância; veja edital
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou nesta quinta (19) o edital de ingresso para cursos de graduação à distância. Serão disponibilizadas 4.350 vagas para ingresso no semestre de 2025.1, número que representa aproximadamente o dobro em relação ao último processo seletivo. O lançamento do edital, realizado no Salão Nobre da Reitoria, foi presidido pelo reitor da UFPI, Gildásio Guedes, e contou com a presença do secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 23h59 do dia 10 de outubro. O reitor Gildásio Guedes destacou a importância do Centro de Ensino à Distância da UFPI (CEAD) em proporcionar o acesso democrático ao ensino superior. “Nós temos 46 polos espalhados por todo o Piauí, o que confere ao CEAD uma capilaridade muito relevante, pois conseguimos chegar a municípios que não possuem universidades. É uma maneira de qualificar mais pessoas e oferecer ensino superior público dpúblico de qualidade”, afirmou.
Clique aqui para acessar o edital
A solenidade contou com a presença do secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, que ressaltou a importância do ensino a distância para quem vive no interior do Estado.
“É uma grande satisfação participar deste momento na UFPI. O CEAD leva ensino e realiza sonhos em diversas cidades do Piauí”, disse.
Veja a lista dos cursos com vagas abertas:
- Ciências Agrárias/Agroecologia
- Ciências Biológicas
- Ciências da Computação
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Letras-Inglês
- Letras-Português
- Matemática
- Pedagogia
- Química
- Administração
- Administração Pública
- Tecnólogo em Energias Renováveis
- Tecnólogo em Gestão de Dados
O processo seletivo para ingresso nos cursos do CEAD/UFPI é organizado pela Coordenadoria Permanente de Seleção (COPESE) e resulta de acordos de cooperação técnica e convênios firmados com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a Secretaria de Educação do Estado do Piauí e com Prefeituras Municipais.
Dentre as vagas, 10% são destinadas para professores da educação básica. A prova será constituída de 60 (sessenta) questões de múltipla escolha, com 05 (cinco) alternativas de respostas, das quais apenas uma é a correta, e de uma redação. A prova será aplicada no dia 17 de novembro.