Um método para aprender o que quiser em apenas 20 horas
A sensação de aprender algo novo é maravilhosa. Não obstante, infelizmente convivemos com a eterna sensação de que falta tempo para ler os livros que colocamos no criado-mudo, ver os filmes que estreiam a cada semana, ou aprender coisas novas. Hoje, trazemos um método que vai te ajudar a aprender o que quiser em apenas 20 horas.
O autor de best sellers e palestrante Josh Kaufman, apaixonado por aprender coisas novas, decidiu pesquisar quanto tempo é preciso para adquirir uma nova habilidade. Após consultar vários livros e sites, chegou a um número nada animador: 10 mil horas!
Pensando nisso, Kaufman se propôs a romper este paradigma. Quanto tempo é preciso para passar do desconhecimento ao conhecimento razoável? A resposta se mostrou muito mais motivadora: 20 horas.
A ideia não é ser um craque, mas adquirir uma habilidade que possa ser controlada de maneira eficiente.
Bastam apenas 45 minutos por dia durante um mês. Obviamente que o tempo dedicado deve ser bem aproveitado e não é qualquer método que serve. Por isso, o autor sugere quatro passos fundamentais:
Analise o que você quer saber de verdade. Muitas habilidades podem ser divididas em pequenas ’sub-habilidades’. Se você conseguir fazer esta divisão, terá mais capacidade para decidir quais os aprendizados que te ajudarão a alcançar o seu objetivo mais facilmente e treinar apenas o necessário.
Escolher uma bibliografia muito difícil é uma excelente desculpa para postergar o aprendizado. Saiba escolher as fontes corretamente, como livros, revistas, filmes ou outros materiais que vão te ajudar a chegar no objetivo final mais rapidamente.
Elimine aquilo que vai te fazer ficar sentado e longe do trabalho, como televisão, Internet ou outros tipos de distração. Use o tempo de maneira eficiente.
Quando nos sentimos incompetentes, muitas vezes vem uma sensação de estupidez e isso nos deixa ainda mais travados para alcançar os objetivos. Dedique pelo menos 20 horas no aprendizado de algo novo e consiga, automaticamente, superar a barreira da frustração.
Kaufman demonstra sua teoria com um caso prático baseado na sua experiência pessoal para aprender a tocar ukelele, um instrumento com quatro cordas. Primeiro, o autor analisou algumas músicas para se sentir familiarizado com o som. Em seguida, percebeu que os acordes se repetiam e que com quatro ou cinco acordes ele era capaz de tocar quase qualquer música.
O ensinamento final do autor é que o maior obstáculo para aprender não é intelectual, é motivacional. “O medo nos faz sentir idiotas”.
Portanto, pare de dar desculpas na hora de aprender algo novo. Todos somos capazes de reservar pelo menos 20 horas por mês para obter o novo e tão desejado conhecimento.
Fonte: Incrivel.club