Única fonte de água da população é poço cacimbão; prefeita quer fechar
O município de Morro do Chapéu do Piauí, não está imune ao sofrimento causado pela seca no Estado. Os poços que abastecem a cidade já não são mais suficientes para legar água encanada às residências, e hoje a esperança de muitos moradores é a água de um poço cacimbão, mais velho que a própria cidade.
O poço Tabuleiro fica no bairro São Francisco e a principal fonte de água aos moradores da sede do município. Sempre pela manhã e no fim da tarde, os moradores levam os baldes e cordas para retirar a água, já que nunca, nenhuma bomba foi instalada. Agora, crianças e idosos se arriscam para puxar a água.
Já são pelo menos seis meses sem água nas torneiras, segundo afirmou uma moradora. “Faz tempo que não vejo água na minha torneira, a água para banhar, beber, fazer comida, é tudo aqui do poço”, conta a mulher, enquanto puxa o balde cheio do fundo do poço cacimbão.
Muitos retiram a água, coam com um pano e em seguida colocam direto no pote, pois confiam na qualidade do líquido. Mas quem precisa, reclama a falta de estrutura, já que mesmo sendo mais velho que o município de Morro do Chapéu, a vazão do poço continua praticamente a mesma, e poderia ajudar a abastecer as residências.
Contudo, mesmo com os protestos e reclamações dos moradores, a prefeita Marilda, de Morro do Chapéu afirma que a recomendação é fechar o poço. “Aquilo é só uma cacimbinha, deveria há muito tempo ter sido fechada. Ali é do tempo que o município era um povoado. Não é a recomendação da saúde manter aquele poço aberto, mas o povo só quer beber de lá”, afirmou a prefeita, mesmo com os moradores afirmando que usam a água do poço porque não tem outra opção.
Com informações do 180graus