Varejo piauiense registra a 3ª maior alta do país e fica acima do crescimento nacional

As vendas no varejo piauiense cresceram 1,7% em outubro de 2019 na comparação com o mês anterior. Com esse resultado, o Piauí empata com Roraima no terceiro melhor resultado do país, atrás apenas do Amapá (2,4%) e da Paraíba (1,9%).

Em comparação com outubro do ano passado, não houve variação no volume de vendas do varejo piauiense, diferente dos dois meses anteriores, que registraram quedas de 4,9% e de 3,3%. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O bom resultado indica uma recuperação consistente, visto que em setembro (+2,5%) e em agosto (+11,5%), os resultados também foram de alta.

Porém, o acumulado do ano ainda amarga 7,6% de queda. Nos últimos 12 meses até outubro, a queda é de 7%.

Receita

A receita das vendas do varejo também cresceram no Piauí entre setembro e outubro. A alta (0,9%), no entanto, foi menor que nos meses anteriores (3,3% e 12,1%).

Comparado com o mesmo mês do ano passado, a alta foi de 2,7%, mas acumula 4,3% de queda no ano e 3,7% de queda em 12 meses.

Varejo ampliado

Quanto ao comércio varejista ampliado, que agrega, aos índices do varejo, as atividades “veículos, motocicletas, partes e peças” e “material de construção”, a alta do Piauí foi de 0,1% em outubro, quando comparado a setembro, e houve queda de 0,4% quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

No varejo ampliado, o acumulado do ano é de -3,8% e -2,9% nos últimos 12 meses.

Já a receita do varejo ampliado registrou queda de 0,1% entre setembro e outubro, mas teve alta de 2,4% quando comparado com o mesmo mês do ano passado. No ano, a queda é de 1,1% e de 0,2% em 12 meses.

Dados nacionais

No Brasil, vendas no varejo variaram 0,1% em outubro de 2019 na comparação com o mês anterior (série com ajuste sazonal). É o sexto mês consecutivo de crescimento, com um acréscimo de 2,7% no período. O índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%). Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista cresceu 4,2%, sendo a sétima taxa positiva consecutiva. Com esse resultado, o varejo acumulou 1,6% de janeiro a outubro frente ao mesmo período de 2018. O indicador sinaliza ganho de ritmo nas vendas no acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,6% em setembro para 1,8% em outubro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.