Veja a lista das 30 cidades que estão sem delegados
A Delegada Andréa Magalhães, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Piauí (Sindepol), informou na manhã desta sexta-feira (13) sobre a saída de vários delegados locados no interior.
O motivo para a decisão é a falta de suporte para as delegacias e o excessivo trabalho dos delegados que se responsabilizam por diversos interiores.
Na manhã de hoje, quatro delegados já deixaram seus locais de trabalho. Já são contabilizadas mais de 30 decisões formais de entrega de comarca no interior.
O estado do Piauí possui 224 municípios e somente 39 delegados atuantes. Segundo a delegada Andréa, os delegados não tem como dar suporte a tantos interiores. “Nós temos casos de delegados que são responsáveis por quatro e até mais de dez comarcas. Por conta dessa falta de condição de trabalho, eles estão deixando os postos”, relata
A Delegada ainda conta que já solicitou várias reuniões com a administração do estado para que a atual gestão tome providências, mas não obteve respostas. “Essa carência no nosso estado foi agravada com a nova gestão. Há um enorme acúmulo de funções apenas para uma pessoa, isso é desumano”.
Ela ainda relata que mesmo sendo poucos delegados para atuarem no interior, muitos deles estão sendo removidos para a capital, deixando os municípios em estado de alerta. “A situação atual das delegacias é desrespeitosa tanto para o servidor, como para a sociedade. Estamos devolvendo os delegados ao Governo para que ele assuma as responsabilidades e tome providências”, diz a delegada.
O Sindepol ainda afirma que existe suspeita de pagamento indevido para os delegados do interior. “Muitos estão recebendo o valor de diárias como se fossem gratificações, isso não existe. É preciso receber o valor real das horas trabalhadas e, se for comprovado à denúncia, o sindicato vai intervir de maneira severa”, afirma a Delegada Andréa.
Em nota, a Secretária de Segurança do Estado do Piauí afirmou que delegados serão remanejados para atender a demanda do interior. Confira a nota na íntegra:
“A SSP-PI informa que mediante orientação do Governador haverá uma realocação dos delegados do interior no tocante a acumulação de comarcas. Lembrado que esta é uma iniciativa da nova gestão. Por outro lado, estamos com 49 novos delegados em formação na Acadepol. Todos serão lotados em cidades do interior.
Além disso, temos 120 agentes de polícia, 30 peritos criminais e 35 escrivães que já iniciaram o curso e também vão reforçar os municípios. Ressaltamos que é de interesse do Governo Estadual e desta Secretaria de Segurança ter o maior número de municípios atendidos.”
Cidades que já estão sem delegado:
1- Capitão de Campos
2- Parte de Picos
3- Parte de Parnaíba
4- Piripiri
5- Joaquim Pires
6- Murici dos Portelas
7- Curralinhos
8- Miguel Leão
9- Monsenhor Gil
10- Padre Marcos
11- Vila Nova
12- Francisco Macêdo
13- Belém do Piauí
14- Alto Longá
15- Novo Santo Antônio
16- Batalha
17- Cristino Castro
18- Redenção do Gurgueia
19- Alvorada do Gurgueia
20- Santa Luz
21- Palmeira do Piauí
22- Pio IX
23- Alagoinhas
24- Santa Filomena
25- Monte Alegre do Piauí
26 -Cristalândia
27- Gilbués
28- São Gonçalo dos Gurgueis
29- Parnaguá
30- Riacho Frio
31- Marcolândia
32- Caldeirão Grande
33- Matias Olímpio
34- São João do Arraial
35- Nossa Senhora dos Remédios
É uma realidade vergonhosa em vivemos… Enquanto a corrupção e a roubalheira se alastra na politicagem do nosso país… A segurança, a educação, a saúde, etc estar na falência, em estado gritante… Esses governantes deveriam ser punidos, mas com a devolução de tudo que roubassem devolvessem para os cofres públicos, só assim poderiam criar vergonha e ter caráter digno de um ser humano… Mas como isso pode acontecer, se as leis são feitas nesse país só favorece esses marginais…e a população fica a ver navios… Sendo crucificado com tantos juros, preços absurdos e tudo… Sofrendo abusos desses que se dizem representantes do povo… Que tamanha DEMAGOGIA sem escrúpulos… Deus tenha piedade de nós.
ela só esqueceu que morro do chapeu desde de dezembro nem delegado e nem policial existe na cidade.