Vereador apresenta projeto para castração de animais de rua em Esperantina

Na sessão ordinária da câmara municipal de Esperantina, que aconteceu nesta sexta-feira, 18 de novembro, o vereador Domingos Luiz (Republicanos) apresentou o indicativo de Projeto de Lei nº 01/2022, que trata controle da natalidade de cães e gatos em situação de rua e dá outras providências.

Vereador Domingos Luiz. Foto: oolhar.com

O Projeto de Lei tem por objetivo o incentivo à castração de cães e gatos em situação de rua. Os veterinários são unânimes em afirmar que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. Porém, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de incentivo.

Em Esperantina, há uma grande quantidade de animais, como cachorros e gatos, abandonados e vivendo nas ruas, podendo ser vetor na transmissão de doenças, como a raiva. Sem considerar o sofrimento que cada animal passa estando abandonado, passando fome e frio nas ruas. A castração, mais do que qualquer outra consequência, evita a procriação e crias indesejadas. Não é exagero falar que, ao castrar um animal, se está salvando centenas ou milhares de outros, já que, na prática, o que está impedindo é que outros nasçam e acabem sendo abandonados.

“Esse tema é muito complexo, porque é um problema de vários setores, da saúde pública, da segurança pública, de trânsito, de meio ambiente”, afirmou Domingos Luiz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.