Vídeos do coronel Correia Lima diz como irá matar secretário e o jornalista
Estão sendo disponibilizados abaixo três vídeos que mostram o teor das conversas entre o ex-coronel Correia Lima e o seu companheiro de cela, quando o chefe do crime organizado diz como pretende matar o secretário de Segurança Pública do Piauí, Robert Rios e o jornalista Arimatéia Azevedo.
Eles vinham conversando há vários dias. O companheiro de cela se prestava inclusive para escrever cartas do ex-coronel dirigidas a algumas pessoas, entre elas, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, a quem pedia para que revisse sua situação prisional. Mas essas cartas nunca foram enviadas. Gerson, o colega de cela, as escondia e terminou entregando ao núcleo de inteligência da Polícia.
Nos varios trechos, Correia Lima revela quem são seus financiadores aqui do Piauí e de outras partes do país, no Ceará, Pernambuco e em São Paulo.
Descoberto plano de Correia Lima para matar Robert Rios e Arimateia Azevedo
A inteligência da Polícia Civil descobriu um plano do ex-coronel Correia Lima para matar o Secretário de Segurança Robert Rios e o jornalista Arimateia Azevedo. A informação foi confirmada por Rios. O plano foi descoberto através de uma escuta feita na cela que Correia Lima dividia com outro detento. Ao saber do plano para matar os dois, a secretaria retirou o detento da cela para maiores esclarecimentos.
No video gravado pela Secretaria de Segurança, o detento Gerson Aragão, que está preso por assalto a banco, afirma que Correia Lima contratou pistoleiros para executar o serviço caso permaneça preso. Entretanto se ele for solto, deverá fazer ele mesmo o serviço.
Na conversa, Correia Lima chega a dizer que quando foi colocado em liberdade, um ano atrás, por determinação do juiz Ribamar Silva, de Parnaíba (que está afastado por isso), tentou matar o secretário e o jornalista Arimateia Azevedo no Teresina Shopping.
“Não matei porque minhas netas começaram a chorar”, diz ele, claramente.
Ameaçado de morte, o Secretário Robert Rios, afirma estar sereno mesmo sabendo que parte do ‘bando’ do ex- Coronel está em liberdade. “Minha morte foi encomendada e preparada por diversas vezes. O que é uma vergonha é o fato de ele estar preso e o bando solto armado e fardado. Mas eu vou reagir, sou um policial federal treinado, estou sabendo de cada passo deles”,comenta.
Gravação
Duas gravações foram apresentadas pela Secretaria de Segurança, a primeira foi conseguida por uma escuta colocada na cela, onde é possível ouvir a voz do ex-Coronel dando detalhes de quando esteve no Teresina Shopping e tentou matar o Secretário e o jornalista, segundo Robert Rios, a tranquilidade com que ele fala mostra que ele já tinha o habito de contar essa história.
Já a segunda gravação foi feita por Policiais Federais, nela Gerson conta várias histórias que lhe foram relatadas por Correia Lima. Dá ainda informações em detalhes sobre o plano armado para matar o Secretário e o jornalista.
O plano
Correia Lima encontra-se preso há quase 14 anos, acusado e condenado pela prática de vários crimes. Na conversa que ele manteve com o companheiro de cela chegou a contar suas aventuras criminosas e falou que planejou matar o jornalista Arimatéia Azevedo, que foi quem denunciou pela primeira vez, na história do jornalismo piauiense, as ações do crime organizado, em 1988. Falou também que tem ódio do secretário de Segurança Robert Rios que, na condição de superintendente da Polícia Federal no Piauí, o mandou para a cadeia, em 1999.
De lá para cá, apesar de condenado por vários crimes, como, por exemplo, do seu caseiro Zé Quelé, morto para que ele e parte da família recebessem o seguro; o dos Queimados, onde foram mortos três pessoas na estrada da Usina Santana – foram baleados e ainda tiveram os corpos queimados.
Portal AZ