Você já Sentiu Tonturas, Náuseas, Fraqueza? Saiba como a Fisioterapia Pode te Ajudar
Dicas da Fisioterapeuta Socorro Natur
Quais são os distúrbios no nervo vago? Pode apresentar náusea, vômito, dor de cabeça e tontura, e este pode ser tratado com RPG(Reeducação Postural Global- Philippe Souchard)
O nervo vago é o maior dos nervos cranianos, é misto e essencialmente visceral. Ele sai do crânio por um orifício (forame) jugular, percorre o pescoço e o tórax, terminando no abdômem. Uma das principais funções do nervo vago é transmitir informações sobre o funcionamento dos órgãos para o cérebro. Ele também recebe respostas reflexas dos órgãos (ou seja os órgãos também falam com o cérebro). O nervo vago também é responsável pelo controle de algumas das funções destes órgãos como a produção de suor, a frequência cardíaca, a pressão arterial, os movimentos dos intestinos, a musculatura do pescoço e da boca. Este nervo se reúne com o ramo de outro nervo, no qual é responsavel pela inervação dos músculos presentes na região do pescoço (trapézio e esternocleidomastóideo).
Ao apresentar tensão nas musculaturas do pescoço, citados acima, podem causar uma compressão no nervo vago, no qual a técnica do RPG consegue trabalhar de forma direta.
A partir da avaliação específica da RPG® que engloba interrogatório sobre a sintomatologia, avaliação postural (examinando e alinhando as estruturas da região do pescoço) é possivel identificar quais são as musculaturas que estão tensionando o nervo vago. Esses testes são realizados pelo fisioterapeuta que irão mostrar a capacidade de alongamento do pescoço, sendo denominados nesta técnica como “simétrico”, “jesus” e “ecom”. Após essa minusiosa avaliação, é determinado o agente causador. Muitos indivíduos chegam a realizar inúmeros exames, e nada é constatado. É mais frequente do que se imagina, mas grande parte não é tratado da maneira correta ou a pessoa “aprende” a conviver com isso.
Para o tratamento são utilizadas posturas da RPG deitado, pois será feito um trabalho nas musculaturas da cabeça e pescoço e também por causa dos sintomas. As posturas mais usadas são a rã no chão ou rã no ar. Além do alongamento dos músculos trapézio e esternocleidomastóide é muito frequente a ação também dos escalenos e elevedor da escápula. O tratamento se baseia no manuseio direto dos músculos, trabalhando com contração e relaxamento destes, na origem e inserção de cada um, associados com a respiração diafragmática e alinhamento do corpo todo, não deixando haver compensações. No término da consulta o paciente já sentirá melhora, no qual apresentará diminuição ou a ausência dos sintomas e uma postura alinhada .