X Festival Cultural dos Cocais movimenta a economia de São João do Arraial

O mês de junho reserva bons números para a economia da cidade de São João do Arraial. Como o nome já diz, o município é palco do maior encontro de cultura do norte piauiense, o “Festival Cultural dos Cocais”, que este ano chega à sua 10ª edição com uma caprichada programação de atrações que promete animar a todos de 19 a 23 de junho.

Festival EconomiaO “X Festival Cultural dos Cocais” acontecerá em meio à Copa do Mundo FIFA no Brasil. Motivo que já provoca um aquecimento em vários setores da economia da cidade, como é o caso dos comércios locais que já reforçaram seus estoques visando o aumento nas vendas para o período.

Outro setor em alta é o de serviços temporários. Impulsionados pela chegada do Festival Cultural e pela Copa do Mundo, dezenas de pessoas acabam ganhando um dinheiro extra através da prestação de serviços, do mais básico ao mais elaborado.

Para onde se olha é possível avistar diversos tipos de trabalho na cidade que vão desde a limpeza e capina de ruas e avenidas à decoração, voltados ao embelezamento da cidade.

Em uma conta rápida, o prefeito municipal, Adriano Ramos (PT), enumera diversos serviços patrocinados pela prefeitura municipal como limpeza e capina em ruas e avenidas da cidade, podas de árvores, recuperação de estradas, montagem de estrutura e equipamentos, decoração de prédios públicos, ruas e espaço cultural, locação de som, palco, bandas, etc.

“Dentro dessa perspectiva de acolher bem tanto os nossos habitantes como os nossos visitantes, a Prefeitura se preocupa com esse tipo de serviço que é essencial para o bom funcionamento da cidade. É a limpeza, o cuidado com os espaços públicos, a decoração…. Tudo isso fica ainda mais em evidência. E, se temos mão de obra dentro do município, o mais natural é que essa força de trabalho seja utilizada aqui. Ao todo, facilmente superamos 200 mil reais, que são injetados na economia local através do pagamento desses serviços temporários. Dessa forma, além de proporcionar o embelezamento da nossa cidade, também proporcionamos a geração de emprego e renda e a circulação da economia local”, afirma o gestor.

Adriano Ramos ainda lembra do desenvolvimento do turismo no município que, por sua vez, também gera empregos através da venda de alimentação. “São dezenas de bares e barracas que vendem bebidas, lanches e até churrasco. São barracas de cachorro quente, comidas típicas, dezenas de vendedores ambulantes que vem de várias cidades da região e até de Estados vizinhos como o Maranhão, a feira de economia solidária, os grupos de produção solidária que vendem seus produtos, enfim, todo esse movimento gera renda para as famílias, e com isso, todo mundo ganha”, finaliza.

Pelo visto, o X Festival Cultural de São João do Arraial é um excelente negócio e mais do que uma festa. É cultura, arte, entretenimento, turismo, geração de renda e muita diversão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.